Antes de falar em Inclusão Escolar gostaria de refletir um pouco sobre o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948
“Todos os seres humanos nascem livres e são iguais em dignidade e direitos...”. O acesso igualitário a todos os espaços da vida é um pré-requisito para os direitos humanos universais e liberdades fundamentais das pessoas. O esforço rumo a uma sociedade inclusiva para todos é a essência do desenvolvimento social sustentável. A escola é apenas um destes espaços, portanto, acredito que precisamos refletir sobre uma Inclusão Plena.

Apresento dois vídeos um nos remete ao problema. E Se fosse comigo...
O outro oferece um esclarecimento sobre a Importância da Acessibilidade para a pessoa com deficiência.

O quadro comparativo sobre Inclusão e Integração foi apresentado pela profa
Claudia Werneck.,que foi publicado no


Manual da mídia legal: jornalistas e publicitários mais qualificados para abordar o tema inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. – Rio de Janeiro: WVA, 2002. Pág.17

Clique no quadro para ampliá-lo .

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

CONSTITUIÇÃO SIM, ESTATUTO NÃO!

Assunto: CONSTITUIÇÃO SIM, ESTATUTO NÃO!
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, marcou reunião de uma Comissão Geral para debater o Estatuto do Portador de Deficiência no dia 23 de novembro, sexta-feira, a partir de 10h.
Um grupo de pessoas com deficiência de Rio de Janeiro e São Paulo, representantes de ONGs ligadas à questão dos deficientes e contrárias a qualquer idéia de Estatuto para elas, chegará em Brasília na quarta-feira, por volta de 12h, para visitar os líderes de bancadas e apresentar seus argumentos, o que continuará a ser feito na quinta-feira. Também na quinta-feira, às 15h, e com o objetivo de levar sua posição ao Presidente Lula, o grupo tem agendado um encontro com o Dr. Gilberto Carvalho, Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República.
Por quê pessoas com deficiência são contra o Estatuto da Pessoa com Deficiência?
1. O estatuto é um retrocesso. Como lei à parte, prejudica a inclusão social das pessoas com deficiência porque também coloca essas pessoas à parte, tornando-as cidadãs diferentes e reforçando o preconceito e a discriminação.
2. As pessoas com deficiência são capazes de defender seus direitos sozinhas, sem serem tuteladas. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso existem porque essas pessoas precisam de proteção especial.
3. O Brasil possui a melhor legislação das Américas para as pessoas com deficiência. Só é preciso que as leis sejam cumpridas e estatuto não é a palavra mágica para isso. O estatuto das pessoas com deficiência é a Constituição.
Movimento Nacional pela Constituição e Contra o Estatuto
Tels.: (21) 2205-0022 e (21) 9977-4276
E-mail: mncce@ism.com.br