Antes de falar em Inclusão Escolar gostaria de refletir um pouco sobre o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948
“Todos os seres humanos nascem livres e são iguais em dignidade e direitos...”. O acesso igualitário a todos os espaços da vida é um pré-requisito para os direitos humanos universais e liberdades fundamentais das pessoas. O esforço rumo a uma sociedade inclusiva para todos é a essência do desenvolvimento social sustentável. A escola é apenas um destes espaços, portanto, acredito que precisamos refletir sobre uma Inclusão Plena.

Apresento dois vídeos um nos remete ao problema. E Se fosse comigo...
O outro oferece um esclarecimento sobre a Importância da Acessibilidade para a pessoa com deficiência.

O quadro comparativo sobre Inclusão e Integração foi apresentado pela profa
Claudia Werneck.,que foi publicado no


Manual da mídia legal: jornalistas e publicitários mais qualificados para abordar o tema inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. – Rio de Janeiro: WVA, 2002. Pág.17

Clique no quadro para ampliá-lo .

domingo, 21 de outubro de 2007

Nova Proposta da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

A nova proposta da Política Nacional de Educação Especial na Perpectiva da Educação Inclusiva está aberta a sugestões e comentários.
As contribuições ao texto podem ser encaminhadas para politicaseesp@mec.gov.br (Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots e o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email) até o dia 20 de outubro.

Vamos dar a nossa opinião? Esta é a hora.

Terezinha

Um comentário:

Acylina Campos. disse...

Seu blog está excelente, você trouxe as leis que normatizam a educação inclusiva. A nova proposta da Política Nacional de Educação Especial na perspeciva da educação inclusiva completa o entendimento.
Parabéns.